Seja você o “cavaleiro da armadura brilhante” ou a vítima que precisa ser salva, você deveria conferir se suas intenções, bem-intencionadas ou bem-vindas, não são uma ilusão. Esta carta sempre surge quando não estamos sendo honestos sobre nossos sentimentos. Então pense sobre qual o seu papel num relacionamento. É você ou o objeto de seu desejo quem deseja ser resgatado? Um autoquestionamento verdadeiro é sempre necessário com todas as cartas de Cavaleiro, porque elas representam os extremos da energia de seus naipes.
Em seu aspecto positivo, quando você tira esta carta na posição “você agora” ou “futuro”, ela representa alguém que é um grande amor, está cheio de emoções, charme e desejo de agradar o outro. No aspecto negativo, o Cavaleiro de Copas sugere alguém que é ainda mais sensível ao ambiente e às opiniões dos outros que o Valete. Essa pessoa “leva as coisas para o lado pessoal”, mas não se importa com os sentimentos dos outros, é sensível, petulante, irritante e melodramática.
Na posição “obstáculo”, esta carta pode representar um aspecto seu. Aprenda a reconhecer se a energia está ajudando você ou travando-o de alguma maneira. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Você está apaixonado pelo amor e não pela pessoa de verdade? Seus sentimentos são genuínos ou exageradamente românticos? Você consegue suportar ataques e cenas ou corre para se esconder no banheiro se alguém levanta a voz ou expressa raiva?
Também pense se a energia do Cavaleiro está faltando em sua vida. Você precisa de um resgate emocional, a vida está chata e estagnada, seu parceiro fica largado no sofá toda noite? É hora de se abrir, ser mais sensível, jogar um jogo tomentico, entregar-se à mais elegante e teatral das experiências amorosas? O puro romance? Suas intenções são idealizadas?